Pesquisas
Memórias do Colégio Nossa Senhora do Carmo: imagens e representações de ex-normalistas na/sobre a formação docente (1950-1960)

Equipe Executora:
 
Elizeu Clementino de Souza (Coord.)
Liege Maria Sitja Fornari (Vice-Coord.)
Liane Figueiredo Saores
Selma Assis de Souza
Jader da Silva Depa
 
Resumo:
O projeto toma como ponto de articulação a problematização entre docência, memória, relações de gênero, no que se refere à história da formação, do trabalho docente e da identificação de possíveis lacunas que esse campo encontra em termos de produções em nível local. A presente pesquisa tem foco de interesse a história institucional e a memória docente. Trata-se do estudo sobre a ‘História do Colégio Nossa Senhora do Carmo: imagens e representações de ex-normalistas sobre a formação docente (1950-1960)’, no qual buscamos reconstruir a historia do colégio, a história de vida e o pensamento educacional da sua fundadora, bem como as vivências de escolarização de mulheres que tiveram sua formação para o magistério no Colégio Nossa Senhora do Carmo nos anos 50/60.  Ao pedir que essas mulheres revivam – já que lembrar é uma maneira de viver novamente atribuindo novos sentidos às experiências passadas – suas experiências formadoras, estamos buscando identificar e problematizar concepções de formação docente e relações de gênero, que balizaram os processos de escolarização. A partir da relação – memória, docência e gênero – busco apresentar questões que mobilizarão o processo da pesquisa, a saber: Que concepções de gênero balizaram e sustentaram a formação de professoras no Colégio Nossa Senhora do Carmo nas décadas de 50/60? Que lembranças e representações têm as ex-normalistas em relação ao seu percurso de formação e ingresso na profissão? Qual o papel exercido por esta escola em relação à formação de professoras para o contexto educacional baiano? Como são elaboradas as imagens, representações e memória sobre os percursos pessoal/profissional nestes períodos?
 
Período: 2005/2008
 
Subprojeto:
 
MEMÓRIAS, HISTÓRIAS DE VIDA E FORMAÇÃO DOCENTE: (auto) biografias e história oral
 
Equipe da Pesquisa:
 
Jader da Silva Depa – Bosista Apoio Técnico FAPESB
Elizeu Clementino de Souza (Coordenação)
 
Resumo:
 
O projeto toma como ponto de articulação a problematização entre docência, memória e histórias de vida, no que se refere à história da formação, do trabalho docente e na identificação das lacunas que esse campo encontra em termos de produções em nível local. A partir da relação memória, docência e autobiografias busca-se levantar teoricamente autores e pesquisas desenvolvidas neste campo, bem como reconstituir processo e experiências de formação de professoras, na tentativa de contribuir para a superação da escassez de pesquisas das relações entre docência e memória, na tentativa de compreender a fertilidade e as possibilidades formativas para a dimensão pessoal e profissional na produção da profissão docente. Trabalhar com a memória de professores/professoras faz emergir a necessidade de construir um olhar retrospectivo e prospectivo sobre o tempo reconstituído como possibilidade de investigação e de formação, no que se refere à superação da racionalidade técnica e do princípio de que a formação recai sobre o domínio de um conjunto de competências e capacidades.  O trabalho proposto ancora-se teórica e metodologicamente na abordagem experiencial e nas autobiografias como perspectivas de pesquisa e de formação. O projeto vincula-se ao Grupo de Pesquisa GRAFHO – (Grupo de Pesquisa (Auto) Biografia, Formação e História Oral) e muitas das ações estarão centradas na perspectivas de instalação e ampliação dos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores do grupo.
 
Financiamento: Período: Julho-2006/Agosto-2007.