Pesquisas
Multisseriação e trabalho docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem

Resumo:
 
A investigação que deu origem ao projeto de pesquisa e inovação educacional intitulado: “Multisseriação e trabalho docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem” desdobra-se como ação da pesquisa ‘Ruralidades diversas – diversas ruralidades: sujeitos, instituições e práticas pedagógicas nas escolas do campo, Bahia-Brasil’ (SOUZA, 2012; SOUZA, 2011), a qual contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Edital Temático de Educação 004-2007) e também do CNPq (Edital de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Sociais Aplicada 2008-2010) e conta atualmente com financiamento do Edital Universal CNPq (2010). A referida pesquisa centra-se na análise de problemas de pesquisas e estudos sobre educação rural que vêm sendo implementados no âmbito do GRAFHO – Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (PPGEduC / UNEB), tendo em vista a consolidação e fortalecimento de uma rede de pesquisa colaborativa entre a Universidade do Estado da Bahia-UNEB, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB e a Universidade de Paris 13/Nord-Paris8/Vincennes-Saint Denis (França), através de parceria entre os seguintes grupos de pesquisa: o GRAFHO – Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (PPGEduC / UNEB); o CAF – Currículo, Avaliação e Formação (UFRB/Centro de Formação de Professores – Campus Amargosa); e o Centre de Recherche Interuniversitaire EXPERICE (Paris 13/Nord-Paris 8/Vincennes-Saint Denis). Tais grupos articulam-se numa rede de pesquisas acerca das ações educativas que se desenvolvem em diferentes espaços rurais no Estado da Bahia – Brasil e na França, dedicando-se ao estudo da educação rural, com recorte aqui apresentado sobre as classes multisseriadas, suas práticas e estado da arte na última década. Para este projeto, além das parcerias já firmadas e em desenvolvimento com a Universidade de Paris 13/Nord-Paris8/Vincennes-Saint Denis (França) e a Universidade Federal do Recôncavo, ampliaremos a rede de colaboração com a inclusão de mais dois grupos de pesquisas (Diversidade, Narrativas e Formação – DIVERSO; Educação do Campo e Contemporaneidade) da UNEB, a Universidade Católica do Salvador, através da sua Faculdade de Educação e de (04) quatro escolas, sendo (02) duas estaduais e (02) duas municipais, situadas em Salvador (Ba) e no Recôncavo Baiano, mais especificamente no município de Amargosa. A escolha das escolas parceiras teve como critério a localização em localidades que já vem sendo lócus das pesquisas desenvolvidas pelo GRAFHO, nesse caso a Ilha de Maré e o Recôncavo Baiano. Além disso, priorizou-se a existência de classes multisseriadas, alvo de maior interesse deste projeto de intervenção. A escolha das escolas estaduais é decorrente do fato de serem escolas que recebem alunos egressos das escolas municipais parceiras, a fim de que se possa realizar o acompanhamento do rito de passagem na transição dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental. A pesquisa de intervenção educacional aqui proposta, será desenvolvida a partir do contexto e das condições concretas em que estão inseridas as escolas participantes, valorizando as experiências dos sujeitos, alunos e professores. A intenção é aproveitar tais experiências como núcleo central do processo formativo e fazer com que os sujeitos possam interagir e aprender a partir das suas próprias práticas. A metodologia de pesquisa-formação a ser adotada será de natureza qualitativa e pretende recuperar as trajetórias de formação das professoras participantes e contribuir para a construção de inovações educacionais em que os sujeitos, alunos e professores, sejam protagonistas da ação pedagógica e com isso, sejam capazes de promover uma educação pública de qualidade, apresentando um melhor desempenho além de tornar essa uma experiência significativa nas suas vidas. O Projeto de pesquisa propõe-se ampliar o processo de investigação de ações educativas que se desenvolvem em espaços rurais da Bahia, buscando compreender como estes, caracterizados por diversas ruralidades, se configuram enquanto lugares de aprendizagem. No caso deste projeto de inovação educacional, o que se deseja é compreender como a ruralidade se expressa em áreas rurais insulares, como é o caso da Ilha de Maré e como esta identidade é construída pelos sujeitos que habitam, trabalham e estudam no Recôncavo Baiano. Ademais, tomando a escola enquanto espaço de intervenção social, a pesquisa busca analisar como se configuram esses espaços, focando as escolas rurais/do campo e suas diferentes significações no contexto social-escolar, tomando como recurso metodológico as histórias de vida – biografização dos sujeitos – que vivem e trabalham no espaço rural.
 
Caderno Temático 1 – Multisseriação, seriação e trabalho docente (download em breve)
Caderno Temático 2 – Escola rural: diferenças e cotidiano escolar (download em breve)
Roteiros Didáticos (download em breve)
 
Equipe da Pesquisa:
 
Elizeu Clementino de Souza (Coordenador)
Antonio Dias Nascimento – PPGEduC/UNEB
Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios – PPGEduC/UNEB
Kátia Maria Santos Mota – PPGEduC/UNEB
Ana Sueli Teixeira de Pinho – UCSal, GRAFHO/UNEB
Cláudio Orlando Costa do Nascimento – CAF/UFRB
Fábio Josué Souza dos Santos CAF/UFRB, GRAFFHO/UNEB
Terciana Vidal Moura – CAF/UFRB
Sandra Regina Magalhaes de Araujo – GRAFFHO/UNEB
Jussara Fraga Portugal – GRAFFHO/UNEB
Neurilene Martins Ribeiro – GRAFFHO/UNEB
Mariana Martins de Meireles – GRAFFHO/UNEB
Rita de Cássia Magalhães – GRAFFHO/UNEB
Natalina Assis de Carvalho – GRAFFHO/UNEB
Rosiane Costa de Sousa – GRAFFHO/UNEB
Silvano Sulzart Oliveira Costa – DIVERSO/UNEB
André Luis Machado Galvão – CAF/UFRB
 
Pesquisadores associados:
 
Maria da Conceição Ferre Sgadari Passeggi (CE/PPGE/UFRN)
Christine Delory-Momberger (Universidade Paris 13)
 
Professores Escolas Municipais
 
Escola Municipal de Botelho – EMB (Ilha de Maré, Salvador-BA)
Nivia Souza de Oliveira – Diretora
Lindaildes dos Anjos Martins
 
Escola Municipal Helmano e Humberto de Castro – EMHHC (Faz. Timbo, Amargosa-BA)
Maria Nilda Barreto Silva Cruz – Diretora Escolar do Núcleo 06
Jaqueline Santana Nascimento dos Santos – Coord. Ped. do Núcleo 06
Amilton dos Santos Nunes – Professora
Jaciara de Souza Andrade – Professora
 
Professores Escolas Estaduais
Colégio Estadual Marcílio Dias – CEMD (São Tomé de Paripe, Salvador-Ba)
José Anselmo Amorim dos Santos – Diretor
Zenilda Baliza Costa – Profa. Língua Portuguesa
Juanita Luciano Santos – Profa de Inglês
Estelita de Souza Costa – Profa Língua Portuguesa
 
Colégio Estadual Santa Bernadete – CESB (Centro, Amargosa-BA)
Silvandira Chaves da Silva – Diretora
Joelma Cristina Rebouças Argolo – Profa.Geografia
Iêda Sampaio Lima – Profa. Matemática
Anete Ribeiro Teixeira Reis – Profa. Português
 
Financiamento: FAPESB e CNPq
 
Período: 2013/2018
 
Subprojetos em andamento
 
Mestrado:
 
Érika Joely Cassaes de Jesus Lima. Carreira interrompida, profissão esquecida? Professores afastados da docência das Escolas Municipais de Feira de Santana- BA. 2017.
Maristela Rocha Lima. Sou rural! Sou gente! Tenho identidade! Memórias, histórias de vida e narrativas de alunos de escola rural. 2016
 
Doutorado:
 
Rosiane Costa de Sousa. Saúde-doença e condições de trabalho docente de professores do Território do Baixo Sul da Bahia. 2017
 
Adson dos Santos Bastos. Experiência de Vida e Formação de Professoras Idosas. 2017.
 
Rita de Cássia Magalhães de Oliveira. O que os olhos não veem, a vida registra: narrativas cotidianas de alunos com deficiência visual em classes multisseriadas em território rural. 2016.
 
Michael Daian Pacheco Ramos. Trabalho docente na Educação Básica dos professores de escolas urbanas e rurais no Território do Piemonte da Diamantina. 2016.
 
Hanilton Ribeiro de Souza. A cidade que não habita em mim! Diversas ruralidades, múltiplas territorialidades e outros olhares sobre a cidade a partir das narrativas de alunos da roça numa escola urbana. 2015.
 
Patrícia Júlia Souza Coelho. Narrativas de crianças de escolas multisseriadas do território do sisal: infâncias, aprendizagens experienciais e práticas educativas. 2015.
 
Mariana Martins de Meireles. Escolas têm memórias: cultura material e imaterial de escolas rurais baianas. 2014. Tese (Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia