Pesquisas
Vozes vidas silenciadas: reflexões e proposições sobre o espaço da oralidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA

Equipe Executora:
 
Kátia M. Santos Mota (Coordenadora)
Janine Fontes de Souza
Maria Eunice Rosa de Jesus
Áurea da Silva Pereira Santos
Carla Meira Pereira Santos
Joseane de Almeida Topázio
Simone Santos Barbosa de Andrade
Leidinalva Amorim Santana das Mercês
 
Pensar em educação de jovens e adultos vem em mente a alfabetização, a introdução ao mundo letrado, de sujeitos excluídos do fluxo regular da escolarização que pretendem aprender a ler e escrever para se tornarem “cidadãos de respeito”. Nesse contexto de expectativa, cobrança e tensão, a escola ignora que esses atores sociais trazem seu patrimônio cultural que se sustenta, primordialmente, na tradição oral; entretanto, essa oralidade não é reconhecida nem tampouco objeto de ensino-aprendizagem. Considerando, por outro lado, que a grande maioria desse segmento estudantil envolve homens e mulheres negros de baixa renda, buscamos contemplar a lei 10.639/2003 do MEC no que se refere ao ensino de língua portuguesa a partir de uma pedagogia de combate ao racismo e de promoção de cidadania. Nesse sentido, reconhecemos a importância das práticas pedagógicas de letramento, mas buscamos espaço também para, paralelamente, propor uma pedagogia da oralidade em EJA. Esse projeto de pesquisa fundamenta-se em três campos de investigação: interações conversacionais na sala de aula, eventos de fala que acontecem no circuito familiar da comunidade local e eventos de fala que se constituem desafios para a promoção da cidadania em espaços sociais que exigem um nível mais alto de monitoramento da competência comunicativa. Os aportes teóricos se sustentam nas interfaces da Etnografia da Comunicação, da Sociolingüística Interacional, da Análise da Conversação e da História Oral.  Pretendemos trazer esses conteúdos para a sala de aula na intenção de integrá-los nas práticas curriculares e, ao mesmo tempo, estimular o uso de textos orais para desenvolver a competência comunicativa do(a) aluno(a) em ambientes tanto familiares quanto estranhos ao seu universo cultural.
 
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos – Oralidade na sala de aula – Escola e Comunidade.